CONTABILIDADE AVANÇADA


Na elaboração do balanço patrimonial com transações estrangeiras ou operações realizadas no exterior, deverão ser observados alguns critérios conforme apresentado:

I – os valores registrados de moeda estrangeira devem ser convertidos pela taxa de fechamento do ano-calendário.

II – os valores não monetários (ativos e bens) registrados nos seus valores pelo custo histórico adquiridos em uma moeda estrangeira devem ser convertidos usando-se a taxa cambial da data da transação.

III - os valores não monetários que são mensurados ao seu valor presente em uma moeda estrangeira devem ser convertidos usando-se as taxas cambiais da data em que o valor presente for determinado.

IV – os valores não monetários que são mensurados ao seu valor justo em uma moeda estrangeira devem ser convertidos usando-se as taxas cambiais da data em que o valor justo for determinado.

Dessa forma não está correto o que é apresentado na alternativa:


I e III.


Somente III.


II e IV.


Somente I.


Somente IV.

Fusão, Cisão e Incorporação são fenômenos societários que ocorrem nas empresas, e vale ressaltar que, o interesse do poder público sobre esses fenômenos é considerável, pois é vantagem que as empresas cresçam, se unam e formem grandes empresas. Tanto é verdade que existem incentivos por parte do fisco, o que estimula tais processos. 

Sobre isto, assinale a alternativa INCORRETA:


A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades, para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.


A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida se houver versão de todo o seu patrimônio, ou, dividindo-se o seu capital, se houver versão parcial.


A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.


Por meio desses processos, elas se tornam fortes e competitivas. Não lhe interessa um monte de pequenas empresas. Isto não significa dizer que deva ser adotada uma política contrária às pequenas empresas. Pelo contrário, a microempresa e empresa de pequeno porte também devem ser incentivadas e estimuladas.


A cisão é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações.

Observe o diagrama:

Considerando a Unidade “Combinação de negócios”, pode-se observar que são formas que as empresas encontram, atendendo a legislação específica, para alcançar o propósito pretendido pela organização visando a demanda de mercado, inovação tecnológica, dentre outros aspectos.

Assim sendo, o diagrama apresentado refere-se a qual reorganização societária:


Transformação.


Cisão.


Extinção.


Fusão.


Incorporação.

O contrato de swap pode ser definido como um acordo, entre duas partes, onde é estabelecida uma troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação de rentabilidade entre dois bens. Ainda, podemos definir que o mercado swap é a troca de rentabilidade entre dois bens. Sendo assim, analise as afirmações a seguir:

 

I - A opção de swap é semelhante às operações a termo, uma vez que sua liquidação ocorre totalmente no vencimento.

II - Os swaps são importantes ferramentas financeiras utilizadas para diminuir riscos, e são muito utilizados por empresas, bancos e instituições de investimento.

III - Os rendimentos auferidos em operações de swap não estão sujeitos à incidência do imposto sobre a renda na fonte.

IV - Quando a operação de swap tiver taxa baseada na remuneração dos depósitos de poupança, esta remuneração será adicionada à base de cálculo do imposto, ficando o valor dele limitado ao rendimento auferido na liquidação da operação de swap.

Está correto o que se afirma em:


I, II e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III, apenas.


III, apenas.

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) foi instituída no Brasil por meio da alteração do inciso IV do § 6º do art. 176 da Lei das S.A., pela Lei nº 11.638/07. Sua principal função é demonstrar as entradas e saídas de recursos financeiros de uma entidade em um determinado período.

Analise os itens a seguir sobre a DFC:

I - Passou a ser exigida a elaboração dessa demonstração pelas sociedades abertas com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 e por todas as companhias fechadas.

II - Destina-se a prestar informações sobre os fluxos financeiros (entradas e saídas de dinheiro) no decorrer do exercício social e possibilita melhor avaliação da capacidade de geração de caixa da empresa e, também, das condições de liquidez e solvência.

III - Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais têm origem nas principais atividades geradoras de receitas da empresa, que resultam das transações e de outros eventos que são computados na apuração do lucro líquido ou prejuízo.

IV - Os itens referentes às transações de investimento e financiamento, que por não afetarem o uso de caixa ou equivalentes de caixa, não são objeto de inclusão na demonstração dos fluxos de caixa, devem ser ignorados pois não apresentam nenhuma importância.

Sobre a DFC é incorreto o que se afirma em:


II e III apenas.


II e IV apenas.


I e IV apenas.


I, III e IV apenas.


II, III e IV apenas.

Uma transação em moeda estrangeira surge e é liquidada em moeda estrangeira incluindo outras transações.

Analise as afirmativas sobre o Reconhecimento das transações:

I – Compra ou vende produtos ou serviços, cujo preço é estabelecido em uma moeda estrangeira.

II – Toma emprestado ou empresta fundos, quando os valores a pagar ou a receber são estabelecidos em uma moeda estrangeira.

III – De alguma outra forma adquire ou dispõe de ativos, ou incorre ou liquida passivos estabelecidos em uma moeda estrangeira.

IV - Compra ou vende produtos ou serviços, cujo preço é estabelecido em uma moeda nacional.

Dessa forma não está correto o que é apresentado na alternativa:


Somente I.


Somente III.


I e III.


Somente IV.


II e IV.

Mercado a Termo é uma modalidade de mercado a prazo, onde é negociada a compra e venda de determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em determinado período. A negociação de um negócio a termo é realizada por meio de intermediação de uma Sociedade Corretora, a qual irá executar a operação por seus representantes. 

Neste sentido, leia atentamente as frases a seguir e depois, assinale a alternativa correta:

 

1ª frase: "Existe no mercado a Termo o que chamamos de ganho líquido."

 

PORQUE

 

2ª Frase: "Onde o ganho obtido pelo vendedor coberto nas operações de financiamento realizadas no mercado a termo com ações é tributado como aplicação de renda fixa."


Ambas as frases estão corretas, e a segunda não justifica a primeira.
Somente a segunda frase está correta.
Ambas as frases estão corretas, e a segunda justifica a primeira.
Ambas as frases não estão corretas.
Somente a primeira frase está correta.

Sabendo que método é obrigatório, de acordo com o determinado no art. 248 da Lei nº 6.404/76 (com as alterações introduzidas pelas Leis nº 11.638/07 e 11.941/09) para os investimentos em sociedades coligadas, analise os itens a seguir, com relação a evidência da existência da influência significativa.

 I - Participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições.

II - Intercâmbio de diretores, gestores e colaboradores.

III - Fornecimento de informação técnica essencial.

IV - Operações materiais entre o investidor e a investida.

 

Está correto o que se afirma em:


I, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.

A DVA deve evidenciar a participação dos sócios não controladores e prestar informações aos usuários das demonstrações contábeis relativas à maneira como a riqueza de determinada entidade foi criada, bem como os procedimentos utilizados para a sua distribuição. 

Neste sentido, analise os itens a seguir:

 I - Pessoal e encargos.

II - Impostos, taxas e contribuições.

III - Juros e aluguéis.

IV - Balanço Social.

Fazem parte do detalhamento da riqueza na DVA apenas: 



I, II e IV.
II e III.
I, II e III.
I e II.
I, III e IV.

Estudamos em nossa disciplina sobre os procedimentos específicos para a elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, por exemplo, para a Demonstração do Resultado do Exercício - DRE e para as demonstrações consolidadas em conjunto. 

Sendo assim, leia atentamente as alternativas e assinale a INCORRETA:


Em nota explicativa às demonstrações contábeis consolidadas, referidas neste tema, deverão ser divulgados ainda o montante dos principais grupos do ativo, passivo e resultado das sociedades controladas em conjunto, bem como o percentual de participação em cada uma delas.
Considera-se controlada em conjunto aquela em que nenhum acionista exerce, individualmente, os poderes como preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger ou destituir a maioria dos administradores.
Incluir todas as receitas e as despesas decorrentes de negócios entre a investidora e as sociedades controladas, bem como entre estas.
Os componentes do ativo e passivo, as receitas e as despesas das sociedades controladas em conjunto deverão ser agregados às demonstrações contábeis consolidadas de cada investidora, na proporção da participação destas no seu capital social.
No caso de uma das sociedades investidoras passar a exercer direta ou indiretamente o controle isolado sobre a sociedade controlada em conjunto, a controladora final deverá passar a consolidar integralmente os elementos do seu patrimônio.
Páginas: 12345678910